PRÁTICAS SIMULADAS PARA OTOSCOPIA
MEMBRANA TIMPÂNICA NORMAL
O tímpano apresenta um conjunto de características que o definem no seu estado normal: cor, superfície, orientação, brilho, transparência e mobilidade.
A coloração normal da membrana timpânica é semitransparente e translúcida. É circundada por um anel fibrocartilaginoso (annulus timpânico), que está fixado ao sulco timpânico do osso temporal. O sulco é inexistente na parte superior, sendo entalhado no osso.
Duas pregas maleolares (anterior e posterior) passam das extremidades desse entalhe para o processo lateral do martelo. Acima do processo lateral do martelo é possível observar uma região triangular fina e frouxa, denominada parte flácida. A parte principal da membrana timpânica é a parte tensa, que possui fibras radiais e circulares.
Dessa forma, a superfície interna é convexa e o ponto de maior convexidade, que é também o ponto de fixação da membrana ao martelo, é denominado umbigo do martelo ou proeminência malear.
Anteroinferiormente à proeminência malear, geralmente é visível um reflexo brilhante de luz, denominado cone de luz.
A membrana timpânica tem uma mobilidade natural, que pode ser analisada sempre que se efetuem numa otoscopia, as manobras de Valsalva e Toynbee.
CONTATO: 3559-1059 | LaMPS@ufop.edu.br

Solutions
Soluções para suas ideias
D-Otoscopy v1.0
Copyright © 2022 Universidade Federal de Ouro Preto
Um projeto aberto desenvolvido por: